A Natura Matéria e a CriticalConcrete construíram uma casa de cânhamo em Vila Chã, para um casal que vivia em más condições de habitabilidade. Trata-se de um projecto social inovador, apoiado pela Câmara Municipal de Esposende, que vai dar um novo tecto à Maria e ao Gil.
O projecto da casa social foi desenhado para um casal, a Maria e o Gil, e fica em Vila Chã, no concelho de Esposende. Teve apoio da Esposende Solidário, do Município de Esposende e do Portugal Inovação Social. A Natura Matéria associou-se à iniciativa social com a CriticalConcrete, fornecendo a matéria-prima e a consultoria técnica, além do apoio à concepção e execução.
De acordo com César Cardoso, engenheiro e fundador da Natura Matéria, “este projecto, pelas suas características sociais e porque faz uso do betão de cânhamo é, decerto, único em Portugal”.
Foram necessárias quatro semanas para a execução de 109 m2 de paredes e 142 m2 de cobertura, das quais dois dias foram apenas para a execução da cobertura. No total, foram consumidos cerca de 45 m3 de betão de cânhamo, o que se traduz num consumo de cerca de 5,25 toneladas de aparas de cânhamo industrial, o equivalente a um cultivo de um hectare de cânhamo para se construir esta casa.
A Criticalconcrete assumiu a empreitada em cânhamo numa fase inicial, num contexto de workshop. Mais tarde, a empresa Artur Carqueijó, Construções Unipessoal Lda., finalizou a obra. No primeiro dia, houve uma sessão teórica e prática da Natura Matéria, onde se aprendeu como fazer a mistura perfeita de betão de cânhamo para vários usos, como senti-la e aplicá-la.
Artigo completo na Cannadouro Magazine Nº12, agora nas bancas e nos pontos de venda online.