Aviso

Deves ter mais de 18 anos para aceder a este site
Cannazine
Cannazine

História

28 Jan 2024

Napoleão e a canábis

Todos nós já ouvimos falar do grande Napoleão Bonaparte, mas o que pouca gente conhece é o papel importante que a canábis desempenhou na sua história, na guerra e no seu percurso militar e pessoal.

Napoleão, o conquistador francês de baixa estatura, que, com a mão escondida na abertura do casaco, ao nível do estômago, criou um vasto império e pôs em cheque as grandes potências da época, teve contacto com a canábis e travou muitas lutas pelo acesso ao cânhamo. No rescaldo da Revolução Francesa, esta figura histórica abalou os alicerces das nações por onde passou, um choque cujas consequências ainda hoje se fazem sentir. 


O primeiro encontro de Napoleão com a canábis foi no Oriente. No seu desejo de enfrentar e diminuir o poder do Império Turco, embarcou numa viagem que o levou ao Egipto em 1798.
Bonaparte admirava profundamente Alexandre o Grande e Júlio César e tentou imitá-los em muitos pormenores. Tal como eles, não queria apenas conquistar o Egipto, mas queria fazer algo mais transcendental e profundo: homenagear, de alguma forma, a grandeza dos tempos antigos. Talvez por isso tenha decidido embarcar numa viagem introspectiva, cujo impacto o acompanharia certamente para o resto da sua vida.

 

Artigo completo na Cannadouro Magazine Nº12, agora nas bancas e nos pontos de venda online.



Onde Comprar

Online

  Perguntas Frequentes  

  • Comprar a revista

  • Subscrição

  • Publicidade

  • Edições anteriores

Subscreve

Notícias e eventos da Cannazine.