Aviso

Deves ter mais de 18 anos para aceder a este site
Cannazine
Cannazine

Crónicas

25 Jun 2021

Kosmicare - Canábis bem me quer, mal me quer

A canábis é uma das  substâncias psicoactivas mais consumidas no nosso país. Muitas pessoas utilizam canábis pelos seus efeitos relaxantes, para estimular a criatividade, alterar a percepção, etc. Com o tempo, algumas pessoas podem experienciar efeitos mais desconfortáveis ou desafiantes: ansiedade, apatia e falta de motivação. Os consumos continuados de canábis podem também causar dependência física e psicológica, associada a sintomas de privação que podem ser desconfortáveis.

Se este for o teu caso, pode ser importante reflectires sobre a tua relação com a canábis e fazeres algumas mudanças na forma de a utilizar.  Para algumas pessoas, a solução passa pela redução do consumo, para outras pela sua gestão e outras optam por parar totalmente de consumir. Só tu sabes o que é melhor para ti e o que podes ou queres mudar nesta fase. Seja qual for a opção que considerares mais indicada para ti, a Kosmicare pode apoiar-te no processo.

Se pretendes mudar o teu consumo de canábis, deixamos-te aqui algumas sugestões:

- Identifica os teus rituais e padrões de consumo diários: que quantidade consomes? Em que momentos do dia? Em que locais? Com quem? 

- Estabelece um plano, cria um compromisso para contigo, sê realista.

- Estabelece limites para o teu consumo diário/semanal: que dose? Quantos charros? Em que momentos do dia? Assim podes começar a criar uma nova rotina em torno deste consumo. Podes escrever esse plano num papel e até fazer um mapa se isso te ajudar nessa gestão.

- Informa as pessoas com quem costumas consumir da tua intenção de reduzir. Assim poderão apoiar-te na mudança e evitas a pressão  para fumar.- Tenta colocar uma menor quantidade de canábis em cada charro/ cachimbo/ bongo/ vaporizador.

- Adia a hora do primeiro charro do dia e aumenta o espaço de tempo entre consumos.

- Experimenta reduzir o consumo de cafeína, bebidas energéticas ou estimulantes, principalmente a partir do fim da tarde, porque podem aumentar os teus níveis de ansiedade.

- Pratica actividades que contribuam para o teu bem-estar e relaxamento físico e emocional (exercício físico, actividades ao ar livre, actividades criativas, etc.).

- Evita substituir o consumo de canábis pelo consumo de outras substâncias (álcool, benzodiazepinas, etc.)

- O processo de desabituação de canábis pode implicar alguns sintomas físicos (dores de cabeça, arrepios, alterações no padrão de sono, podendo incluir insónias) e emocionais (irritabilidade, ansiedade, alterações de humor) que, apesar de serem passageiros, podem ser bastante desconfortáveis e desafiantes. Se o teu objectivo passar por cessar os consumos de canábis, é recomendável procurares apoio especializado. Estamos totalmente disponíveis para ti! 

 

Achas que o consumo de canábis está a ter impacto na tua vida e gostavas de falar com alguém sobre isso? A Kosmicare disponibiliza um espaço seguro, sem preconceitos, gratuito e confidencial para conversas honestas sobre canábis e os seus efeitos.

Escreve-nos para: consultas@kosmicare.org 



Onde Comprar

Online

  Perguntas Frequentes  

  • Comprar a revista

  • Subscrição

  • Publicidade

  • Edições anteriores

Subscreve

Notícias e eventos da Cannazine.